SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2Militarización de las escuelas públicas: reflexiones a la luz de la concepción freireana de gestión democrática de la educación‘No quiero seguidores’: reflexiones críticas desde la base freireana a la gestión democrática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

RODRIGUES, RODRIGO SOARES GUIMARÃES  y  SILVA, LUANA ROSA DE ARAÚJO. Paulo Freire e gestão democrática: aproximações epistemológicas e formativas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.832-850.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113211.

Este artigo faz uso de dados de uma pesquisa de doutorado com foco no percurso histórico da gestão democrática no Brasil, buscando aproximações epistemológicas com a obra do educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997). Teve-se como métodos de pesquisa a análise documental dos instrumentos legais que normatizam esta concepção de gestão no país e a revisão bibliográfica da literatura sobre o tema, bem como da obra do autor. Buscou-se identificar nos referenciais compatibilização de conceitos, constatando-se convergências entre princípios desta gestão, com pressupostos da obra de Freire.

Palabras clave : Gestão Democrática; Paulo Freire; Emancipação e Conscientização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )