SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2Militarização de escolas públicas: reflexões à luz da concepção freireana de gestão democrática da educação“Não quero seguidores”: reflexões críticas de base freiriana à gestão democrática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

RODRIGUES, RODRIGO SOARES GUIMARÃES  e  SILVA, LUANA ROSA DE ARAÚJO. Paulo Freire e gestão democrática: aproximações epistemológicas e formativas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.832-850.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113211.

Este artigo faz uso de dados de uma pesquisa de doutorado com foco no percurso histórico da gestão democrática no Brasil, buscando aproximações epistemológicas com a obra do educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997). Teve-se como métodos de pesquisa a análise documental dos instrumentos legais que normatizam esta concepção de gestão no país e a revisão bibliográfica da literatura sobre o tema, bem como da obra do autor. Buscou-se identificar nos referenciais compatibilização de conceitos, constatando-se convergências entre princípios desta gestão, com pressupostos da obra de Freire.

Palavras-chave : Gestão Democrática; Paulo Freire; Emancipação e Conscientização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )