SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue2‘I do not want followers’: critical reflections from freirean basis to democratic managementEducational policy and management at the São Paulo Municipal Secretariat of Education (1989-1992) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

HAMMES, LÚCIO JORGE; HAMMES, ITAMAR LUÍS  and  ZITKOSKI, JAIME JOSÉ. Paulo Freire e a gestão da educação: análise das pesquisas em três programas de pós-graduação do Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.867-885.  Epub Mar 31, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113243.

A gestão educacional tem em Paulo Freire referência destacada na academia e contribui para o desenvolvimento de pesquisas na pós-graduação. Partindo dos dados coletados nos trabalhos de conclusão de três programas de Pós-Graduação do Rio Grande do Sul, fez-se uma abordagem qualitativa, na perspectiva metodológica da abordagem da análise documental. Os resultados apontaram para a importância dessas pesquisas para superar a educação bancária e compreender a gestão das práticas educativas e das políticas públicas, tendo presente a perspectiva interdisciplinar da obra de Paulo Freire. Esse diálogo, constatado nas pesquisas, pode ajudar a qualificar a gestão educacional na ação educativa e na gestão das redes de ensino.

Keywords : Paulo Freire; Gestão educacional; Pesquisas; Pós-graduação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )