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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
HAMMES, LÚCIO JORGE; HAMMES, ITAMAR LUÍS y ZITKOSKI, JAIME JOSÉ. Paulo Freire e a gestão da educação: análise das pesquisas em três programas de pós-graduação do Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.867-885. Epub 31-Mar-2022. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113243.
A gestão educacional tem em Paulo Freire referência destacada na academia e contribui para o desenvolvimento de pesquisas na pós-graduação. Partindo dos dados coletados nos trabalhos de conclusão de três programas de Pós-Graduação do Rio Grande do Sul, fez-se uma abordagem qualitativa, na perspectiva metodológica da abordagem da análise documental. Os resultados apontaram para a importância dessas pesquisas para superar a educação bancária e compreender a gestão das práticas educativas e das políticas públicas, tendo presente a perspectiva interdisciplinar da obra de Paulo Freire. Esse diálogo, constatado nas pesquisas, pode ajudar a qualificar a gestão educacional na ação educativa e na gestão das redes de ensino.
Palabras clave : Paulo Freire; Gestão educacional; Pesquisas; Pós-graduação.