SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue2Educational policy and management at the São Paulo Municipal Secretariat of Education (1989-1992)Democratic management and vocational and technological education based on paulo freire’s assumptions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

TOMELIN, NILTON BRUNO  and  RAUSCH, RITA BUZZI. Contribuições do círculo de cultura à participação popular na gestão da educação básica: diálogos com Paulo Freire. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.906-920.  Epub Mar 31, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n22021.112662.

A presente investigação tem como objetivo identificar possíveis contribuições do Círculo de Cultura à participação popular na gestão da educação básica numa perspectiva democrática. Trata-se de uma pesquisa teórica fundamentada no pensamento de Paulo Freire. O estudo sinaliza que uma gestão democrática na educação básica, nesta perspectiva, implica em assumir valores, como comunhão, iniciativa, reciprocidade, comprometimento e solidariedade. Desta forma o Círculo de Cultura é uma alternativa possível à educação popular e ao protagonismo da participação popular na sociedade.

Keywords : Círculo de Cultura; Gestão democrática; Paulo Freire; Participação popular; Educação popular.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )