SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2Política e gestão educacional na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989-1992)Gestão democrática e a educação profissional e tecnológica a partir dos pressupostos freireanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

TOMELIN, NILTON BRUNO  e  RAUSCH, RITA BUZZI. Contribuições do círculo de cultura à participação popular na gestão da educação básica: diálogos com Paulo Freire. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.906-920.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n22021.112662.

A presente investigação tem como objetivo identificar possíveis contribuições do Círculo de Cultura à participação popular na gestão da educação básica numa perspectiva democrática. Trata-se de uma pesquisa teórica fundamentada no pensamento de Paulo Freire. O estudo sinaliza que uma gestão democrática na educação básica, nesta perspectiva, implica em assumir valores, como comunhão, iniciativa, reciprocidade, comprometimento e solidariedade. Desta forma o Círculo de Cultura é uma alternativa possível à educação popular e ao protagonismo da participação popular na sociedade.

Palavras-chave : Círculo de Cultura; Gestão democrática; Paulo Freire; Participação popular; Educação popular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )