SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2Contribuciones del círculo de cultura a la participación popular en la gestión de la educación básica: diálogos con Paulo FreireDocumento curricular de la escuela bragantina y la gestión escolar democrática: una mirada desde los principios educativos freireanos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

URBANETZ, SANDRA TEREZINHA  y  BASTOS, ELIANA NUNES MACIEL. Gestão democrática e a educação profissional e tecnológica a partir dos pressupostos freireanos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.921-937.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n22021.112318.

O texto destaca a gestão democrática como premissa para a realização de uma educação mais igualitária nos âmbitos da educação nacional, principalmente, na ambiência da Educação Profissional e Tecnológica (Ept). Demonstrando os subsídios legais vigentes e os indicativos de Paulo Freire para a constituição de uma gestão democrática. Têm-se o objetivo de aguçar as discussões acerca da postura participativa e/ou democrática das gestões escolares contemporâneas, a partir dos pressupostos Freireanos, os quais são imprescindíveis quando se almeja constituir uma educação integral qualitativa.

Palabras clave : Gestão Democrática; Paulo Freire; Educação Profissional; Democracia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )