SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2Gestão democrática e a educação profissional e tecnológica a partir dos pressupostos freireanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

MACIEL, ROGERIO ANDRADE; NEVES, JOANA D’ARC DE VASCONCELOS  e  OLIVEIRA, MARCOS RENAN FREITAS DE. Documento curricular da escola bragantina e gestão escolar democrática: um olhar a partir dos princípios educativos freireanos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.938-960.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113182.

Este estudo analisa a concepção de gestão escolar democrática Freireana no documento curricular da escola bragantina. Problematiza na antinomia entre o processo de normatização e regulação da escola pública pela lógica dos documentos curriculares contemporâneos e possíveis resistências das redes de ensino. Metodologicamente foram utilizados dois documentos para a coleta e análise dos dados. Conclui-se que o documento curricular da escola bragantina está para além de qualquer documento normativo e homogeneizador e, por ter como primazia os princípios educativos freireanos, concebe uma gestão escolar democrática, dialógica, libertadora e crítica.

Palavras-chave : Gestão Escolar Democrática; Escola Bragantina; Princípios Educativos Freireanos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )