SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue2Highlighted: the new school managementAutonomy, entrepreneurship and competitivity: university on the future-se program trail author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

FONTANA, MARIA IOLANDA; GUERIOS, ETTIÈNE  and  SOUZA, VANDA MARIA DE. O movimento formativo do pacto nacional pela alfabetização na idade certa: repercussões à alfabetização matemática. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.1032-1052.  Epub Mar 31, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n22021.107582.

O artigo analisa o movimento formativo do PNAIC Matemática e suas repercussões à prática pedagógica de professores alfabetizadores. Discute dados qualitativos de entrevistas com professoras de escolas municipais de Curitiba e da revisão de literatura. A contribuição do programa é constatada, principalmente, pelo pacto entre entes federados e universidades públicas, a reflexão, o compartilhamento de experiências e a construção de saberes na perspectiva da alfabetização matemática. Aponta-se como contradição a descontinuidade da formação continuada de caráter nacional com políticas de governo.

Keywords : Políticas de formação continuada de professores; PNAIC Matemática; Alfabetização matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )