SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2Aspectos destacados: la nueva gestión escolarAutonomia, empreendedorismo y competitividad: la universidad en el camino del future-se índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

FONTANA, MARIA IOLANDA; GUERIOS, ETTIÈNE  y  SOUZA, VANDA MARIA DE. O movimento formativo do pacto nacional pela alfabetização na idade certa: repercussões à alfabetização matemática. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.1032-1052.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n22021.107582.

O artigo analisa o movimento formativo do PNAIC Matemática e suas repercussões à prática pedagógica de professores alfabetizadores. Discute dados qualitativos de entrevistas com professoras de escolas municipais de Curitiba e da revisão de literatura. A contribuição do programa é constatada, principalmente, pelo pacto entre entes federados e universidades públicas, a reflexão, o compartilhamento de experiências e a construção de saberes na perspectiva da alfabetização matemática. Aponta-se como contradição a descontinuidade da formação continuada de caráter nacional com políticas de governo.

Palabras clave : Políticas de formação continuada de professores; PNAIC Matemática; Alfabetização matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )