SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue2Autonomy, entrepreneurship and competitivity: university on the future-se program trailCurriculum policies, high school and the democracy paradoxes: conceptual perspectives for the composition of a critical diagnosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

ABDIAN, GRAZIELA ZAMBÃO; CARVALHO, VIVIANE IZAÍAS DE  and  HOJAS, VIVIANI FERNANDA. Escolas paulistas ocupadas, políticas e democracias. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.1071-1091.  Epub Mar 31, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n22021.108393.

O objetivo foi analisar as práticas discursivas construídas sobre política, gestão e democracia por diferentes integrantes de duas escolas públicas da rede estadual paulista ocupadas em 2015/2016 contra a política governamental de reorganização escolar. O material é resultante de entrevistas com integrantes de diferentes segmentos das duas escolas pesquisadas, analisadas a partir do referencial teórico da teoria do discurso. A experiência nas ocupações teve grande importância na ressignificação da escola e das categorias em tela e a teoria do discurso pôde contribuir com o avanço no conhecimento da área.

Keywords : Escolas paulistas ocupadas; Políticas e democracias; Teoria do discurso; Gestão escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )