SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue2Occupied schools in sao paulo, policies and democracies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

SILVA, ROBERTO RAFAEL DIAS DA  and  LUTHIANE MISZAK VALENCA DE, OLIVEIRA. Políticas curriculares, ensino médio e os paradoxos da democracia: traços conceituais para a composição de um diagnóstico crítico. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.1092-1111.  Epub Mar 31, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n22021.107427.

O artigo buscará delinear alguns traços conceituais para a composição de um diagnóstico crítico enfatizando o declínio dos níveis de confiança sobre a política e as instituições democráticas, considerando os atuais paradoxos da democracia, o debate sobre a qualidade e o direito de aprendizagem na interface com as racionalidades políticas orientadoras da implementação de currículos para o Ensino Médio no Brasil. Inscrito na tradição dos Estudos Curriculares, suas análises se derivam de uma pesquisa documental dos textos curriculares publicados na última década. Destaca-se que o artigo se posiciona na defesa de políticas curriculares ancoradas nas possibilidades de uma governança escolar democrática que revitalizem procedimentos de escuta e negociação permanente com os atores escolares, sobretudo com as juventudes contemporâneas.

Keywords : Política curricular; Qualidade; Direito à Educação; Ensino Médio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )