SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue3Educational reform in the state education system: from the weakening of democratic principles to the contradictions in the management of educational processes in the public school in Goiás author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

SANTOS, ANA LÚCIA FELIX  and  VILARINHO, EMÍLIA. Regulação e accountability na (re)configuração das políticas para a educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.3, pp.1161-1180.  Epub Mar 15, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n32021.104999.

Este estudo aborda a accountability enquanto elemento da política educacional. Entende que a accountability educacional consiste em ações de política que envolvem a interação entre avaliação, prestação de contas e responsabilização. Considera que as políticas de avaliação educacional, da forma como vêm sendo instituídos no nosso país, se apresentam como medidas de regulação da educação. Com base em pesquisa bibliográfica, problematiza o conceito de accountability e revela que ele vem sendo estudado de diferentes formas. Há textos puramente analíticos e há textos analíticos e propositivos. Nesses últimos, é possível encontrar uma perspectiva neoliberal de cunho gerencialista e uma perspectiva crítica.

Keywords : Avaliação educacional; Accountability; Regulação da educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )