SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3La reforma educativa en el sistema educativo estatal: del debilitamiento de los principios democráticos a las contradicciones en la gestión de los procesos educativos en las escuelas públicas de Goiás índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

SANTOS, ANA LÚCIA FELIX  y  VILARINHO, EMÍLIA. Regulação e accountability na (re)configuração das políticas para a educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.3, pp.1161-1180.  Epub 15-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n32021.104999.

Este estudo aborda a accountability enquanto elemento da política educacional. Entende que a accountability educacional consiste em ações de política que envolvem a interação entre avaliação, prestação de contas e responsabilização. Considera que as políticas de avaliação educacional, da forma como vêm sendo instituídos no nosso país, se apresentam como medidas de regulação da educação. Com base em pesquisa bibliográfica, problematiza o conceito de accountability e revela que ele vem sendo estudado de diferentes formas. Há textos puramente analíticos e há textos analíticos e propositivos. Nesses últimos, é possível encontrar uma perspectiva neoliberal de cunho gerencialista e uma perspectiva crítica.

Palabras clave : Avaliação educacional; Accountability; Regulação da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )