SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Regulação e accountability na (re)configuração das políticas para a educaçãoPlanos de Gestão Escolar: contradições e disputas na nova política de governança das escolas públicas estaduais de Santa Catarina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

SILVA, LUÍS GUSTAVO ALEXANDRE  e  TEIXEIRA, RICARDO ANTÔNIO GONÇALVES. Reforma educacional no sistema estadual de ensino: do enfraquecimento dos princípios democráticos às contradições na gestão dos processos educativos na escola pública em Goiás. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.3, pp.1181-1198.  Epub 15-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n32021.111490.

O artigo analisa os efeitos do processo de reforma educacional no trabalho do diretor e na gestão da escola pública pertencente ao sistema estadual de ensino de Goiás. A pesquisa utiliza como metodologia a análise de documentos oficiais, a revisão de literatura e os dados de questionário aplicado aos diretores escolares. Os resultados demonstram que a política de bônus e os procedimentos avaliativos interferem na gestão e no trabalho do diretor, mas ainda não se constituem como as principais referências responsáveis pelas decisões em substituição a práticas de gestão democrática.

Palavras-chave : Reforma; Gestão da Escola; Diretor Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )