SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Gestão por resultados e a nova rotina escolar na rede municipal de ensino de Porto Alegre (RME/POA)Conselho do FUNDEB no DF: missão quase impossível! índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

CAMPELO JUNIOR, MARCOS VINICIUS; MENDONCA FILHO, ÉRISON FERREIRA; OLIVEIRA, JONAS DE PAULA  e  WIZIAC, SUZETE ROSANA DE CASTRO. Importância e fatores intervenientes na representatividade, democratização e tomada de decisão nos conselhos superiores de institutos federais de educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.3, pp.1255-1278.  Epub 15-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n32021.109225.

Este artigo analisa a representatividade, os fatores intervenientes no processo de tomada de decisão dos conselhos superiores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a potencialidade desses órgãos colegiados para a democratização institucional. Com o aporte teórico dos estudos sobre Modelos Racionais de tomada de decisão, o texto apresenta uma investigação de natureza qualitativa que se dividiu entre pesquisa documental e pesquisa de campo. Constatou-se um elevado índice de representatividade nos conselhos, embora ainda sejam necessários aprimoramentos na disponibilização de informações aos seus membros, na comunicação entre eles e a comunidade institucional e nas técnicas de deliberação.

Palavras-chave : Representatividade; Conselhos Superiores; Institutos Federais de Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )