SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue3The implementation of the National School Food Program (PNAE) in municipalities in the north of Rio Grande do SulPaulo Freire, literacy, and school inclusion: the right to education from critical and reflective training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

SILVA, ARTHUR DA REZENDE DA  and  OLIVEIRA, RAFAEL BASTOS COSTA DE. Aproximações entre o legado freireano e a Educação Profissional e Tecnológica: uma análise textual discursiva do Estatuto do Instituto Federal Fluminense. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.3, pp.1370-1392.  Epub Mar 15, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n32021.113218.

Este artigo objetiva investigar a relação entre o legado freireano e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com base nesta questão: Em quais aspectos observa-se a influência de Paulo Freire no Instituto Federal Fluminense? Metodologicamente, optou-se pela técnica de análise de dados conceituada como Análise Textual Discursiva (ATD), a partir do documento institucional que reformula o Estatuto do IFF. A análise aponta a presença do legado freireano no Estatuto do IFF, por visar à formação emancipatória do estudante e oportunizar experiências de uma gestão democrática.

Keywords : Paulo Freire; Instituto Federal Fluminense; Estatuto; Análise Textual Discursiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )