SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3La implementación del Programa Nacional de Alimentación Escolar (PNAE) en municipios del norte del Rio Grande do SulPaulo Freire, alfabetización e inclusión escolar: el derecho a la educación desde la formación crítica y reflexiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

SILVA, ARTHUR DA REZENDE DA  y  OLIVEIRA, RAFAEL BASTOS COSTA DE. Aproximações entre o legado freireano e a Educação Profissional e Tecnológica: uma análise textual discursiva do Estatuto do Instituto Federal Fluminense. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.3, pp.1370-1392.  Epub 15-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n32021.113218.

Este artigo objetiva investigar a relação entre o legado freireano e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com base nesta questão: Em quais aspectos observa-se a influência de Paulo Freire no Instituto Federal Fluminense? Metodologicamente, optou-se pela técnica de análise de dados conceituada como Análise Textual Discursiva (ATD), a partir do documento institucional que reformula o Estatuto do IFF. A análise aponta a presença do legado freireano no Estatuto do IFF, por visar à formação emancipatória do estudante e oportunizar experiências de uma gestão democrática.

Palabras clave : Paulo Freire; Instituto Federal Fluminense; Estatuto; Análise Textual Discursiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )