SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3A implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em municípios do norte do Rio Grande do SulPaulo Freire, alfabetização e inclusão escolar: o direito à educação a partir da formação crítico e reflexiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

SILVA, ARTHUR DA REZENDE DA  e  OLIVEIRA, RAFAEL BASTOS COSTA DE. Aproximações entre o legado freireano e a Educação Profissional e Tecnológica: uma análise textual discursiva do Estatuto do Instituto Federal Fluminense. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.3, pp.1370-1392.  Epub 15-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n32021.113218.

Este artigo objetiva investigar a relação entre o legado freireano e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com base nesta questão: Em quais aspectos observa-se a influência de Paulo Freire no Instituto Federal Fluminense? Metodologicamente, optou-se pela técnica de análise de dados conceituada como Análise Textual Discursiva (ATD), a partir do documento institucional que reformula o Estatuto do IFF. A análise aponta a presença do legado freireano no Estatuto do IFF, por visar à formação emancipatória do estudante e oportunizar experiências de uma gestão democrática.

Palavras-chave : Paulo Freire; Instituto Federal Fluminense; Estatuto; Análise Textual Discursiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )