SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue3Paulo Freire, literacy, and school inclusion: the right to education from critical and reflective trainingThe expansion of military schools in Rio de Janeiro: an analysis from the constitutional perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

SILVA, RUI DA  and  ADRIAO, THERESA. Redes sociais e política educacional: análise do Instituto Ayrton Senna no twitter de 2013 a 2020. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.3, pp.1413-1440.  Epub Mar 15, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n32021.111567.

O artigo procura analisar a incidência do Instituto Ayrton Senna (IAS) expressa no Twitter observando as tendências identificadas nas mensagens, os usuários mencionados e as agendas veiculadas. Utilizando um corpus documental composto pelos tweets do Instituto Ayrton Senna de 2013 a 2020 realizou-se análise de conteúdo e análise automática de frequência de palavras dos tweets. Os resultados destacam que os tweets dão importância a questões inerentes ao conjunto Ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM em inglês) e ao uso de evidências científicas, de pesquisas, citações ou de estudos para legitimar as posições defendidas pelo IAS. Também referências a organizações como UNESCO e OCDE são utilizadas para legitimar as ações e as opções tomadas pelo IAS.

Keywords : Políticas educacionais; Instituto Ayrton Senna; Twitter; Redes sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )