SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Paulo Freire, alfabetización e inclusión escolar: el derecho a la educación desde la formación crítica y reflexivaLa ampliación de las escuelas militares en Río de Janeiro: un análisis desde la perspectiva constitucional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

SILVA, RUI DA  y  ADRIAO, THERESA. Redes sociais e política educacional: análise do Instituto Ayrton Senna no twitter de 2013 a 2020. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.3, pp.1413-1440.  Epub 15-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n32021.111567.

O artigo procura analisar a incidência do Instituto Ayrton Senna (IAS) expressa no Twitter observando as tendências identificadas nas mensagens, os usuários mencionados e as agendas veiculadas. Utilizando um corpus documental composto pelos tweets do Instituto Ayrton Senna de 2013 a 2020 realizou-se análise de conteúdo e análise automática de frequência de palavras dos tweets. Os resultados destacam que os tweets dão importância a questões inerentes ao conjunto Ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM em inglês) e ao uso de evidências científicas, de pesquisas, citações ou de estudos para legitimar as posições defendidas pelo IAS. Também referências a organizações como UNESCO e OCDE são utilizadas para legitimar as ações e as opções tomadas pelo IAS.

Palabras clave : Políticas educacionais; Instituto Ayrton Senna; Twitter; Redes sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )