SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue3The expansion of military schools in Rio de Janeiro: an analysis from the constitutional perspectiveRemote teaching in the context of Covid-19 pandemic in public High Schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

MUZIME, FERNANDO ANDRE  and  ZIMBICO, OCTAVIO JOSE. Covid-19 e a educação em moçambique: entraves, desafios e possibilidades de reinvenção da educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.3, pp.1463-1477.  Epub Mar 15, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n32021.109849.

A pandemia do Covid-19 conveliu a vida pública de uma maneira profunda, colocando grandes desafios no sector da educação, fomentando novas metodologias de ensino vinculadas, principalmente, através de organizações internacionais, no caso da UNESCO. De modo a conter a rápida propagação do coronavírus, Moçambique declarou o Estado de Emergência em nível nacional. Dentre as medidas anunciadas pelo Chefe de Estado, consta a suspensão das aulas em todos os estabelecimentos públicos e privados, desde o ensino pré-escolar até o superior. Portanto, este artigo visa apurar os desafios que a educação enfrenta bem como as possibilidades da sua reinvenção no contexto da pandemia do coronavírus. Metodologicamente, foi privilegiada a pesquisa bibliográfica, com recurso ao materialismo histórico-dialéctico. Os resultados impõem grandes investimentos, sobretudo, de infraestruturas, formação do capital docente em vários níveis de ensino, apropriação dos conhecimentos das TICs e, para tal, aponta-se a necessidade de um Pacto Educativo entre os diferentes extractos sociais e o Estado como alternativa de mitigação e superação da crise no sistema educacional.

Keywords : Educação; Pandemia do Covid-19; Pacto Educativo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )