SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3A expansão dos colégios militares no Rio de Janeiro: uma análise sob a perspectiva constitucionalO ensino remoto no contexto da pandemia de Covid 19 em escolas públicas de Ensino Médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

MUZIME, FERNANDO ANDRE  e  ZIMBICO, OCTAVIO JOSE. Covid-19 e a educação em moçambique: entraves, desafios e possibilidades de reinvenção da educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.3, pp.1463-1477.  Epub 15-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n32021.109849.

A pandemia do Covid-19 conveliu a vida pública de uma maneira profunda, colocando grandes desafios no sector da educação, fomentando novas metodologias de ensino vinculadas, principalmente, através de organizações internacionais, no caso da UNESCO. De modo a conter a rápida propagação do coronavírus, Moçambique declarou o Estado de Emergência em nível nacional. Dentre as medidas anunciadas pelo Chefe de Estado, consta a suspensão das aulas em todos os estabelecimentos públicos e privados, desde o ensino pré-escolar até o superior. Portanto, este artigo visa apurar os desafios que a educação enfrenta bem como as possibilidades da sua reinvenção no contexto da pandemia do coronavírus. Metodologicamente, foi privilegiada a pesquisa bibliográfica, com recurso ao materialismo histórico-dialéctico. Os resultados impõem grandes investimentos, sobretudo, de infraestruturas, formação do capital docente em vários níveis de ensino, apropriação dos conhecimentos das TICs e, para tal, aponta-se a necessidade de um Pacto Educativo entre os diferentes extractos sociais e o Estado como alternativa de mitigação e superação da crise no sistema educacional.

Palavras-chave : Educação; Pandemia do Covid-19; Pacto Educativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )