SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue3Covid-19 and education in mozambique: obstacles, challenges, and possibilities for reinventing educationParticipation in ENEM: inequalities in the context of public schools in Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

FRITSCH, ROSANGELA; VITELI, RICARDO FERREIRA; HOMEM, LUCIANE FLORES  and  MACHADO, SÍLVIO NEI DA SILVA. O ensino remoto no contexto da pandemia de Covid 19 em escolas públicas de Ensino Médio. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.3, pp.1478-1505.  Epub Mar 15, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n32021.109654.

Este artigo analisa o ensino remoto no contexto da pandemia ocasionada pela Covid-19 sob a perspectiva de estudantes de Ensino Médio de escolas públicas estaduais. Os dados foram produzidos por meio da aplicação de um questionário on-line a estudantes e da coleta de relatos de gestores escolares, submetidos à análise estatística e textual. Variáveis de contexto e fatores negativos que interferem no percurso escolar mapeados evidenciaram que as desigualdades sociais e educacionais historicamente presentes no contexto educacional brasileiro se acentuaram nas escolas públicas durante a pandemia.

Keywords : Ensino remoto; Ensino Médio; Pandemia de Covid-19; Gestão educacional; Desigualdades educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )