SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Covid-19 y la educación en mozambique: obstáculos, desafíos y posibilidades para reinventar la educaciónParticipación en ENEM: desigualdades en el contexto de las escuelas públicas de Río de Janeiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

FRITSCH, ROSANGELA; VITELI, RICARDO FERREIRA; HOMEM, LUCIANE FLORES  y  MACHADO, SÍLVIO NEI DA SILVA. O ensino remoto no contexto da pandemia de Covid 19 em escolas públicas de Ensino Médio. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.3, pp.1478-1505.  Epub 15-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n32021.109654.

Este artigo analisa o ensino remoto no contexto da pandemia ocasionada pela Covid-19 sob a perspectiva de estudantes de Ensino Médio de escolas públicas estaduais. Os dados foram produzidos por meio da aplicação de um questionário on-line a estudantes e da coleta de relatos de gestores escolares, submetidos à análise estatística e textual. Variáveis de contexto e fatores negativos que interferem no percurso escolar mapeados evidenciaram que as desigualdades sociais e educacionais historicamente presentes no contexto educacional brasileiro se acentuaram nas escolas públicas durante a pandemia.

Palabras clave : Ensino remoto; Ensino Médio; Pandemia de Covid-19; Gestão educacional; Desigualdades educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )