SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Covid-19 e a educação em moçambique: entraves, desafios e possibilidades de reinvenção da educaçãoParticipação no ENEM: desigualdades no contexto das escolas públicas no Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

FRITSCH, ROSANGELA; VITELI, RICARDO FERREIRA; HOMEM, LUCIANE FLORES  e  MACHADO, SÍLVIO NEI DA SILVA. O ensino remoto no contexto da pandemia de Covid 19 em escolas públicas de Ensino Médio. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.3, pp.1478-1505.  Epub 15-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n32021.109654.

Este artigo analisa o ensino remoto no contexto da pandemia ocasionada pela Covid-19 sob a perspectiva de estudantes de Ensino Médio de escolas públicas estaduais. Os dados foram produzidos por meio da aplicação de um questionário on-line a estudantes e da coleta de relatos de gestores escolares, submetidos à análise estatística e textual. Variáveis de contexto e fatores negativos que interferem no percurso escolar mapeados evidenciaram que as desigualdades sociais e educacionais historicamente presentes no contexto educacional brasileiro se acentuaram nas escolas públicas durante a pandemia.

Palavras-chave : Ensino remoto; Ensino Médio; Pandemia de Covid-19; Gestão educacional; Desigualdades educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )