SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue3Remote teaching in the context of Covid-19 pandemic in public High Schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

SILVA, ANDERSON PAULINO DA  and  ROSISTOLATO, RODRIGO. Participação no ENEM: desigualdades no contexto das escolas públicas no Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.3, pp.1506-1532.  Epub Mar 15, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n32021.111559.

O artigo analisa a participação de concluintes do Ensino Médio nas escolas estaduais do Rio de Janeiro no ENEM entre 2012 e 2016. Considera os impactos da Lei de Cotas sobre expectativas dos estudantes. Por participação compreende-se a trajetória desde a inscrição até a habilitação para o acesso à universidade. Propõe um indicador da taxa média de participação no Enem por escola e modelos de regressão linear e logística para compararmos as escolas. Apontamos mudanças na participação dos estudantes e alterações na estratificação horizontal nas escolas da rede.

Keywords : participação no Enem; política de cotas; estratificação escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )