SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Education funding, FUNDEB and the right to education: public education of quality and with public managementCovid in accredited Second Chance Schools in Spain. The impact upon students and the reaction of schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

MORGAN, KARINE VICHIETT. A Fundação Itaú Social e a produção de conhecimento em educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e121730.  Epub Oct 02, 2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.121730.

O artigo buscou analisar a Fundação Itaú Social em sua ação de produção de conhecimento e conteúdo para a educação. Mapeou-se, utilizando a metodologia de Análise de Redes Sociais, os elos relacionais entre agentes individuais e coletivos, públicos e privados. A pesquisa demonstrou que tais agentes compõem um movimento orgânico atuando por meio de uma complexa rede social composta por uma fração da burguesia brasileira, que influencia e age sobre a educação pública em várias frentes: nas políticas, nas práticas e no consenso.

Keywords : política educacional; privatização da educação; Itaú Social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )