SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Financiamiento de la educación, FUNDEB y el derecho a la educación: educación pública de calidad social y con gestión públicaLa Covid en las Escuelas de Segunda Oportunidad (E2O) en España. Impacto sobre el alumnado y reacción de las escuelas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

MORGAN, KARINE VICHIETT. A Fundação Itaú Social e a produção de conhecimento em educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e121730.  Epub 02-Oct-2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.121730.

O artigo buscou analisar a Fundação Itaú Social em sua ação de produção de conhecimento e conteúdo para a educação. Mapeou-se, utilizando a metodologia de Análise de Redes Sociais, os elos relacionais entre agentes individuais e coletivos, públicos e privados. A pesquisa demonstrou que tais agentes compõem um movimento orgânico atuando por meio de uma complexa rede social composta por uma fração da burguesia brasileira, que influencia e age sobre a educação pública em várias frentes: nas políticas, nas práticas e no consenso.

Palabras clave : política educacional; privatização da educação; Itaú Social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )