SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Professor Self-assessment: identifying the determinants of contribution to the ProgramAn overview of enrollment in full-time early childhood education (2007-2017): an analysis of the brazilian context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

GALVAO, WILLANA NOGUEIRA MEDEIROS et al. Vulnerabilidades sociais e educacionais associadas ao efeito território em escolas do Ceará. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e121446.  Epub Oct 02, 2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.121446.

O artigo investiga o impacto do efeito território nas ofertas educacionais de quatro escolas situadas no centro e na periferia dos municípios de Caucaia e Maracanaú. A metodologia adotada é de natureza quanti-qualitativa, com o uso de entrevistas semiestruturadas, observação de campo, dados do Inep e IBGE e revisão de literatura ancorada nos estudos de Marcuse (2004); Ribeiro e Koslinsky (2009); Ben Ayed (2012); Érnica e Batista (2012); Ribeiro e Vóvio (2017). As análises apontam que aspectos inerentes ao território, como localização (centro x periferia), vulnerabilidades sociais e guetificação podem interferir na oferta e nos resultados educacionais.

Keywords : Efeito território; Vulnerabilidades sociais; Serviços educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )