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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

GALVAO, WILLANA NOGUEIRA MEDEIROS et al. Vulnerabilidades sociais e educacionais associadas ao efeito território em escolas do Ceará. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e121446.  Epub 02-Oct-2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.121446.

O artigo investiga o impacto do efeito território nas ofertas educacionais de quatro escolas situadas no centro e na periferia dos municípios de Caucaia e Maracanaú. A metodologia adotada é de natureza quanti-qualitativa, com o uso de entrevistas semiestruturadas, observação de campo, dados do Inep e IBGE e revisão de literatura ancorada nos estudos de Marcuse (2004); Ribeiro e Koslinsky (2009); Ben Ayed (2012); Érnica e Batista (2012); Ribeiro e Vóvio (2017). As análises apontam que aspectos inerentes ao território, como localização (centro x periferia), vulnerabilidades sociais e guetificação podem interferir na oferta e nos resultados educacionais.

Palabras clave : Efeito território; Vulnerabilidades sociais; Serviços educacionais.

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