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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

BOANAFINA, ANDERSON TEIXEIRA  e  OTRANTO, CELIA REGINA. Institutos federais: entre o CEFET e a Universidade Federal. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e112958.  Epub 27-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.112958.

O artigo aborda a construção da identidade dos Institutos Federais-IFs a partir do pressuposto de que, apesar de ser um modelo institucional desenhado para ser inovador, os IFs ainda mantêm concepções conservadoras sustentadas pela dualidade estrutural, revelando contradições históricas nas políticas educacionais. O presente texto utiliza-se dos fundamentos do materialismo histórico dialético e finaliza indicando a presença de traços de conservadorismo, mas, também, de avanços significativos na construção de uma identidade de educação profissional e tecnológica.

Palavras-chave : Instituto Federal; Política Educacional; Dualidade Estrutural; Identidade.

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