SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Student assistance in Brazilian federal education and the Constitutional Amendment to the Spending CeilingAccess to higher education through affirmative action in Brazil: in search of social equity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

FERNANDES, MARIA JOSÉ DA SILVA. O trabalho do professor coordenador na rede estadual paulista: a ressignificação da função num cenário de reformas educacionais (1995-2018). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e112026.  Epub Mar 27, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.112026.

O artigo dedica-se à análise da função de Professor Coordenador (PC) na rede estadual paulista de ensino, com destaque para as alterações em suas atribuições legais durante o período de 1995 a 2018. Os resultados decorrem de análise documental longitudinal de um conjunto formado por resoluções e leis e por dados quantitativos obtidos junto à Secretaria Estadual de Educação. O recorte temporal adotado na análise caracteriza-se pela Nova Gestão Pública, marco político-ideológico que ainda vigora no estado, e suas medidas de base gerencial que vincularam a função de coordenação ao monitoramento e controle do trabalho docente, distanciando-a de sua natureza e especificidade pedagógica.

Keywords : coordenação pedagógica; professor coordenador; rede estadual paulista.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )