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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

FERNANDES, MARIA JOSÉ DA SILVA. O trabalho do professor coordenador na rede estadual paulista: a ressignificação da função num cenário de reformas educacionais (1995-2018). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e112026.  Epub 27-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.112026.

O artigo dedica-se à análise da função de Professor Coordenador (PC) na rede estadual paulista de ensino, com destaque para as alterações em suas atribuições legais durante o período de 1995 a 2018. Os resultados decorrem de análise documental longitudinal de um conjunto formado por resoluções e leis e por dados quantitativos obtidos junto à Secretaria Estadual de Educação. O recorte temporal adotado na análise caracteriza-se pela Nova Gestão Pública, marco político-ideológico que ainda vigora no estado, e suas medidas de base gerencial que vincularam a função de coordenação ao monitoramento e controle do trabalho docente, distanciando-a de sua natureza e especificidade pedagógica.

Palavras-chave : coordenação pedagógica; professor coordenador; rede estadual paulista.

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