SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Acceso a la educación superior a través de la acción afirmativa en Brasil: en busca de la equidad socialDel imperio a la república, la historia de las políticas públicas para la educación médica de pregrado en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

HIORES, PATRÍCIA MACEDO  y  LUNARDI, ELISIANE MACHADO. Formação de educadores em contexto: construção dialógica na educação infantil em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e111910.  Epub 27-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.111910.

O estudo é resultado da proposta de formação em contexto com educadoras da infância em tempos de pandemia a partir de uma reflexão- dialógica ancorada na pedagogia freireana. A metodologia teve uma abordagem qualitativa, do tipo Pesquisa Formação (JOSSO, 2010), mediada pelos Círculos Dialógicos Investigativo-formativos (HENZ, 2015) tendo esses a compreensão da Hermenêutica (GADAMER, 1999; HERMANN, 2002). A proposta de formação dialógica em contexto demonstrou o protagonismo, conscientização e auto(trans) formação das educadoras, em que se perceberam agentes de transformação e [re] significação da Proposta Pedagógica na Escola de Educação infantil.

Palabras clave : Educação Infantil; Proposta Pedagógica; Formação em contexto; Círculos Dialógicos Investigativo-formativos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )