SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Acesso ao ensino superior por meio de ações afirmativas no Brasil: Em busca de equidade socialDo império à república, a história das políticas públicas para o ensino de graduação em medicina no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

HIORES, PATRÍCIA MACEDO  e  LUNARDI, ELISIANE MACHADO. Formação de educadores em contexto: construção dialógica na educação infantil em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e111910.  Epub 27-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.111910.

O estudo é resultado da proposta de formação em contexto com educadoras da infância em tempos de pandemia a partir de uma reflexão- dialógica ancorada na pedagogia freireana. A metodologia teve uma abordagem qualitativa, do tipo Pesquisa Formação (JOSSO, 2010), mediada pelos Círculos Dialógicos Investigativo-formativos (HENZ, 2015) tendo esses a compreensão da Hermenêutica (GADAMER, 1999; HERMANN, 2002). A proposta de formação dialógica em contexto demonstrou o protagonismo, conscientização e auto(trans) formação das educadoras, em que se perceberam agentes de transformação e [re] significação da Proposta Pedagógica na Escola de Educação infantil.

Palavras-chave : Educação Infantil; Proposta Pedagógica; Formação em contexto; Círculos Dialógicos Investigativo-formativos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )