SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1From empire to republic, the history of public policies for undergraduate medical education in BrazilIntegral education in full-time school education policy: critical perspective in Paulo Freire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

ANDRIGUETTO JUNIOR, HAROLDO  and  GISI, MARIA LOURDES. Gerencialismo e performatividade: influências na prática da gestão educacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e117220.  Epub Mar 27, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.117220.

O artigo analisa a influência da lógica performativa e gerencialista nas práticas de gestão de escolas de educação básica de Curitiba (PR). Utiliza-se a abordagem qualitativa a partir de relatos de gestores educacionais, submetidos à técnica de análise de conteúdo. Com base nos estudos de Pierre Bourdieu e Stephan Ball, os dados revelaram que há forte influência do gerencialismo e performatividade nas instituições educacionais. Argumenta-se que tais teorias, de princípios mais racionalizantes, são insuficientes quando transpostas para as escolas, instituições estas complexas por excelência.

Keywords : gestão educacional; gerencialismo; performatividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )