SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Del imperio a la república, la historia de las políticas públicas para la educación médica de pregrado en BrasilEducación integral en la política de la escuela en tiempo completo: perspectivas críticas en Paulo Freire índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

ANDRIGUETTO JUNIOR, HAROLDO  y  GISI, MARIA LOURDES. Gerencialismo e performatividade: influências na prática da gestão educacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e117220.  Epub 27-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.117220.

O artigo analisa a influência da lógica performativa e gerencialista nas práticas de gestão de escolas de educação básica de Curitiba (PR). Utiliza-se a abordagem qualitativa a partir de relatos de gestores educacionais, submetidos à técnica de análise de conteúdo. Com base nos estudos de Pierre Bourdieu e Stephan Ball, os dados revelaram que há forte influência do gerencialismo e performatividade nas instituições educacionais. Argumenta-se que tais teorias, de princípios mais racionalizantes, são insuficientes quando transpostas para as escolas, instituições estas complexas por excelência.

Palabras clave : gestão educacional; gerencialismo; performatividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )