SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Management and performativity: influences on the practice of educational managementAcademic performance and ways to acess a federal public university: associated factors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

CAMPOS, ELISABETE FERREIRA ESTEVES. Educação integral na política de ampliação da jornada escolar: perspectivas críticas em Paulo Freire. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e113609.  Epub Mar 27, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.113609.

Trata-se de investigação que objetivou analisar dois Programas de jornada ampliada de uma rede municipal de ensino, com base na epistemologia do ciclo de políticas. No primeiro Programa, o atendimento em oficinas culturais no contraturno revelou a fragmentação curricular. O segundo Programa reorganizou o currículo em consonância com a BNCC, de caráter liberal e credencialista. Com os fundamentos de Freire, conclui-se que tais políticas, sob influências de grupos dominantes, implicam no debate sobre o conceito de educação integral, que requer a construção de fundamentos didático-pedagógicos para uma educação crítica e transformadora, que inclua todos os estudantes.

Keywords : Educação integral; Políticas de jornada ampliada; Paulo Freire.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )