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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

SOARES, EFRAIM LOPES; CRUZ, MARIANA TRINDADE; OLIVEIRA, ROSIMAR DE FÁTIMA  e  CABRAL, EUGÊNIA ROSA. A atuação dos grupos de interesse no âmbito do legislativo: a quem interessou a reforma do ensino médio?. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e111740.  Epub 27-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.111740.

O objetivo deste estudo é analisar a atuação de grupos de interesse durante o processo decisório sobre a Medida Provisória 746/2016, atual Reforma do Ensino Médio. O método utilizado foi análise de conteúdo de documentos disponíveis no site do Congresso Nacional e matérias jornalísticas. Os resultados revelam a atuação de diferentes grupos de interesse e um alinhamento de grupos empresariais e órgãos públicos para a defesa da proposta inicial do Poder Executivo.

Palavras-chave : Lobby; Poder Legislativo; Reformulação do Ensino Médio; Políticas Públicas de Educação.

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