SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1The performance of interest groups in the legislative framework: to whom it was interesting the high school reform?Perception of the teachers of the federal university of Espirito Santo - Campus de Alegre on the implementation of an organizational structure focused on collegiate courses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

SILVA, RAFAEL FELIX DA; ZAPSZALKA, FRANKLIN  and  RAZZOLINI FILHO, EDELVINO. Ensino remoto em tempos de pandemia: uma análise das dificuldades enfrentadas pelos estudantes de graduação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e118150.  Epub Mar 27, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.118150.

Esta pesquisa teve por objetivo identificar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes de graduação da Universidade Federal do Paraná em relação ao ensino remoto. Os dados foram coletados através de questionário e tratados por meio de estatística descritiva, teste qui-quadrado e V de Cramer, além de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes se referem à: conexão com a internet, local inadequado para os estudos; falta de tempo; excesso de conteúdo; dispositivos digitais; professores; saúde mental e ao próprio ensino remoto.

Keywords : Assistência Estudantil; Covid-19; Ensino Superior; Inclusão Digital; Tecnologias da Informação e Comunicação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )