SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1El desempeño de los grupos de interés en el marco legislativo: ¿a quién le interesa la reforma de la escuela secundaria?Percepción de los profesores de la universidad federal de Espírito Santo - Campus de Alegre sobre la implementación de una estructura organizacional enfocada en cursos colegiados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

SILVA, RAFAEL FELIX DA; ZAPSZALKA, FRANKLIN  y  RAZZOLINI FILHO, EDELVINO. Ensino remoto em tempos de pandemia: uma análise das dificuldades enfrentadas pelos estudantes de graduação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e118150.  Epub 27-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.118150.

Esta pesquisa teve por objetivo identificar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes de graduação da Universidade Federal do Paraná em relação ao ensino remoto. Os dados foram coletados através de questionário e tratados por meio de estatística descritiva, teste qui-quadrado e V de Cramer, além de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes se referem à: conexão com a internet, local inadequado para os estudos; falta de tempo; excesso de conteúdo; dispositivos digitais; professores; saúde mental e ao próprio ensino remoto.

Palabras clave : Assistência Estudantil; Covid-19; Ensino Superior; Inclusão Digital; Tecnologias da Informação e Comunicação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )