SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1A atuação dos grupos de interesse no âmbito do legislativo: a quem interessou a reforma do ensino médio?Percepção dos docentes da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre sobre a implementação de uma estrutura organizacional com foco em colegiados de cursos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

SILVA, RAFAEL FELIX DA; ZAPSZALKA, FRANKLIN  e  RAZZOLINI FILHO, EDELVINO. Ensino remoto em tempos de pandemia: uma análise das dificuldades enfrentadas pelos estudantes de graduação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e118150.  Epub 27-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.118150.

Esta pesquisa teve por objetivo identificar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes de graduação da Universidade Federal do Paraná em relação ao ensino remoto. Os dados foram coletados através de questionário e tratados por meio de estatística descritiva, teste qui-quadrado e V de Cramer, além de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes se referem à: conexão com a internet, local inadequado para os estudos; falta de tempo; excesso de conteúdo; dispositivos digitais; professores; saúde mental e ao próprio ensino remoto.

Palavras-chave : Assistência Estudantil; Covid-19; Ensino Superior; Inclusão Digital; Tecnologias da Informação e Comunicação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )