SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Perception of the teachers of the federal university of Espirito Santo - Campus de Alegre on the implementation of an organizational structure focused on collegiate coursesPerception of racism in higher education in health from the teaching perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

DRESSLER, MARLIZE  and  FERREIRA, LILIANA SOARES. Condições de trabalho pedagógico na escola: o caso do Rio Grande do Sul (2015 a 2018). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e113771.  Epub Mar 27, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.113771.

Com base em análise documental, apresenta-se estudo sobre o trabalho pedagógico na rede estadual gaúcha (governo Sartori, 2015-2018), destacando as políticas voltadas à reforma do Estado para superar o déficit financeiro, alinhando- se às orientações políticas no contexto da frágil democracia brasileira. Os dados produzidos indicaram os movimentos de sentidos sobre a educação pública e o trabalho pedagógico impactados por ações daquele governo, os quais enfrentam até o momento uma situação extremamente desafiadora.

Keywords : trabalho pedagógico; políticas educacionais; escola pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )