SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Percepción de los profesores de la universidad federal de Espírito Santo - Campus de Alegre sobre la implementación de una estructura organizacional enfocada en cursos colegiadosPercepción del racismo en la educación superior en salud desde la perspectiva docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

DRESSLER, MARLIZE  y  FERREIRA, LILIANA SOARES. Condições de trabalho pedagógico na escola: o caso do Rio Grande do Sul (2015 a 2018). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e113771.  Epub 27-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.113771.

Com base em análise documental, apresenta-se estudo sobre o trabalho pedagógico na rede estadual gaúcha (governo Sartori, 2015-2018), destacando as políticas voltadas à reforma do Estado para superar o déficit financeiro, alinhando- se às orientações políticas no contexto da frágil democracia brasileira. Os dados produzidos indicaram os movimentos de sentidos sobre a educação pública e o trabalho pedagógico impactados por ações daquele governo, os quais enfrentam até o momento uma situação extremamente desafiadora.

Palabras clave : trabalho pedagógico; políticas educacionais; escola pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )