SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Perception of racism in higher education in health from the teaching perspectiveThe democratic regressiveness of BNCC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

SALAZAR, OMAR CABRALES  and  BERMUDEZ, JORGE ANTONIO. Autoconsciência, finitude, transcendência e otimismo na gestão do talento humano de instituições de ensino em cenários pós-pandêmicos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e120293.  Epub Mar 27, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n12022.120293.

Artigo de reflexão que visa destacar a importância de três dimensões humanas: autoconsciência, finitude e significância na otimização das capacidades gerenciais para conduzir professores e alunos a melhores estados de bem- estar nas escolas e superar a crise educacional deixada pelo 2020/21 pandemia. Adicionalmente, são feitas contribuições a partir dos modelos de desenvolvimento do potencial humano, de Aspinwall e Staudinger (2003) e do otimismo e resiliência da Psicologia Positiva (Seligman, 2003). A metodologia utilizada consistiu em uma revisão documental na qual foram utilizadas bases de dados acadêmicas, para as relações de concorrência por link semântico foi utilizado o software BibExcel. Conclui alertando sobre a necessidade de se trabalhar em políticas públicas para prevenir esses cenários catastróficos e gerar estratégias para enfrentar a crise que deixa o confinamento, a deserção de milhares de alunos e a crescente substituição do ensino pela tecnologia.

Keywords : dimensões humanas; gestão do talento humano; desenvolvimento do potencial humano; otimismo; resiliência.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )