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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

SALAZAR, OMAR CABRALES  y  BERMUDEZ, JORGE ANTONIO. Autoconsciência, finitude, transcendência e otimismo na gestão do talento humano de instituições de ensino em cenários pós-pandêmicos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e120293.  Epub 27-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n12022.120293.

Artigo de reflexão que visa destacar a importância de três dimensões humanas: autoconsciência, finitude e significância na otimização das capacidades gerenciais para conduzir professores e alunos a melhores estados de bem- estar nas escolas e superar a crise educacional deixada pelo 2020/21 pandemia. Adicionalmente, são feitas contribuições a partir dos modelos de desenvolvimento do potencial humano, de Aspinwall e Staudinger (2003) e do otimismo e resiliência da Psicologia Positiva (Seligman, 2003). A metodologia utilizada consistiu em uma revisão documental na qual foram utilizadas bases de dados acadêmicas, para as relações de concorrência por link semântico foi utilizado o software BibExcel. Conclui alertando sobre a necessidade de se trabalhar em políticas públicas para prevenir esses cenários catastróficos e gerar estratégias para enfrentar a crise que deixa o confinamento, a deserção de milhares de alunos e a crescente substituição do ensino pela tecnologia.

Palabras clave : dimensões humanas; gestão do talento humano; desenvolvimento do potencial humano; otimismo; resiliência.

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