SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Percepção de racismo no ensino superior em saúde na perspectiva docenteA regressividade democrática da BNCC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

SALAZAR, OMAR CABRALES  e  BERMUDEZ, JORGE ANTONIO. Autoconsciência, finitude, transcendência e otimismo na gestão do talento humano de instituições de ensino em cenários pós-pandêmicos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e120293.  Epub 27-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n12022.120293.

Artigo de reflexão que visa destacar a importância de três dimensões humanas: autoconsciência, finitude e significância na otimização das capacidades gerenciais para conduzir professores e alunos a melhores estados de bem- estar nas escolas e superar a crise educacional deixada pelo 2020/21 pandemia. Adicionalmente, são feitas contribuições a partir dos modelos de desenvolvimento do potencial humano, de Aspinwall e Staudinger (2003) e do otimismo e resiliência da Psicologia Positiva (Seligman, 2003). A metodologia utilizada consistiu em uma revisão documental na qual foram utilizadas bases de dados acadêmicas, para as relações de concorrência por link semântico foi utilizado o software BibExcel. Conclui alertando sobre a necessidade de se trabalhar em políticas públicas para prevenir esses cenários catastróficos e gerar estratégias para enfrentar a crise que deixa o confinamento, a deserção de milhares de alunos e a crescente substituição do ensino pela tecnologia.

Palavras-chave : dimensões humanas; gestão do talento humano; desenvolvimento do potencial humano; otimismo; resiliência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )