SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Self-awareness, finitude, transcendence, and optimism in the human talent management of educational institutions in post-pandemic scenariosMonitoring the quality of education: evaluation and control of educative work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

SILVAS, ITAMAR MENDES DA  and  GIOVEDI, VALTER MARTINS. A regressividade democrática da BNCC. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e114107.  Epub Mar 27, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n12022.114107.

Este artigo consiste em análise documental que evidencia o desrespeito à Constituição Federal e à LDBEN/96 efetivado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Afirma-se que a BNCC, como documento de caráter normativo, impõe uma única concepção pedagógica e curricular: a Pedagogia e o Currículo por Competências. Ao fazê-lo, desrespeita os princípios constitucionais da pluralidade de concepções pedagógicas, da liberdade de ensinar e aprender e o da autonomia das escolas na construção de suas propostas pedagógicas.

Keywords : BNCC; liberdade de ensino; Currículo; Competências; democracia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )