SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Consciencia de sí, finitud, trascendencia y optimismo en la gestión del talento humano de las instituciones educativas en escenarios pospandémicosMonitoreo de la calidad de la educación: evaluación y control del trabajo educativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

SILVAS, ITAMAR MENDES DA  y  GIOVEDI, VALTER MARTINS. A regressividade democrática da BNCC. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e114107.  Epub 27-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n12022.114107.

Este artigo consiste em análise documental que evidencia o desrespeito à Constituição Federal e à LDBEN/96 efetivado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Afirma-se que a BNCC, como documento de caráter normativo, impõe uma única concepção pedagógica e curricular: a Pedagogia e o Currículo por Competências. Ao fazê-lo, desrespeita os princípios constitucionais da pluralidade de concepções pedagógicas, da liberdade de ensinar e aprender e o da autonomia das escolas na construção de suas propostas pedagógicas.

Palabras clave : BNCC; liberdade de ensino; Currículo; Competências; democracia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )